O semestre letivo suplementar realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2020 foi o primeiro que trouxe o desafio de aulas remotas na instituição, devido à pandemia COVID-19. As mudanças na metodologia de ensino precisaram ser imediatamente modificadas. Mas quais metodologias e ferramentas conseguiriam atingir os alunos de forma ativa, autônoma e avaliativa? O presente artigo tem o objetivo de mostrar a primeira experiência de ensino online da disciplina Geometria Descritiva para estudantes de diversos cursos da Escola de Belas Artes da UFBA. Baseado no estudo de plataformas e metodologias ativas de ensino e aprendizado, foi criada uma metodologia para a disciplina que permeia entre o ensino remoto e o ensino à distância. A relação entre os assuntos e a prática na profissão definiram o caminho a ser tomado. Os resultados encontrados indicam uma maior satisfação e motivação dos alunos na disciplina, uma vez que, além da compreensão dos assuntos ensinados, eles conseguem perceber melhor a importância dos mesmos na sua prática profissional

