Da emoção à fruição, o potencial significativo de figurinhos de Carlinhos Brown: individuação estética, afirmação identitária e aliciamentos afetivos

Resumo: 
A pesquisa proposta compreende uma abordagem holística dos figurinos de Carlinhos Brown, abarcando a relação entre aspectos tangíveis e intangíveis que compõem o potencial significativo das vestimentas, com ênfase nos desdobramentos contextuais referentes às experiências emocionais ativadas nas interações estabelecidas entre sujeitos e objeto. O contexto teórico preconiza uma interlocução entre arte e design (BELCHIOR e RIBEIRO, 2014; MOURA, 2015), com ancoramento na dimensão comunicacional e simbólica da moda (BARNARD, 2003; CIDREIRA, 2005). O foco de análise é conduzido à luz do design emocional (TONETTO e DA COSTA, 2011). O plano metodológico adotado associa “modos de ver” fundamentados na Perspectiva Compreensiva (CIDREIRA, 2014) com “modos de fazer” orientados pela Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2000), e emprega a Engenharia Kansei (NAGAMACHI, 2002) como método auxiliar voltado para a avaliação emocional. De modo geral, avistamos que na comunicação simbólica que permeia o processo interativo de uso de figurinos, eles se impõem em um dinamismo de gerenciamento das aparências e expressão de identidades, evidenciando discursos subjetivos que geram impactos afetivos sobre sujeitos culturais que interagem com a carga estético-simbólica das estruturas vestimentares. Esta é uma pesquisa de doutorado em Artes Visuais, PPGAV – EBA/UFBA, na linha de pesquisa Arte e Design, iniciada em 2019.
Linhas de Pesquisa e Extensão: 
Vigência: 
2019-